JOSÉ NERY (8A - GRUPO 6 - CVSJA)

1 - Qual foi sua maior dificuldade em aprender a tocar?

A minha maior dificuldade foi aprender partitura, eu tive as primeiras noções de partitura, aprendi por exemplo as 5 linhas, os 4 espaços, as durações das notas: breve, semibreve mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, estudei também as claves de Sol e Fá, mesmo assim sempre tive dificuldade de ler uma partitura rapidamente, eu costumo dizer que eu soletro uma partitura.

2 - Você acha que música faz bem para o corpo?

A música não faz bem só ao corpo, ela faz muito mais, ela faz bem ao espirito, a música toca a minha alma.

3 - A quanto tempo você toca violão e piano?

Eu aprendi a tocar violão com 13 anos de idade, tive 3 meses de aula, mas depois abandonei, e comecei a usar o que eu tinha de bom: a sensibilidade do ouvido, fui aprendendo com os colegas, ouvindo as músicas tirando, foi sempre assim. Já piano, eu comecei a tocar a partir dos 17 anos, eu passei tudo que eu tinha do violão para o piano, e fui indo sempre usando o ouvido, jamais partitura pois sempre tive dificuldade.

4 - Você já tocou ou toca profissionalmente?

Profissionalmente não, nunca toquei profissionalmente, sempre toquei por pura diversão. Talvez por não ter tempo suficiente para me dedicar exclusivamente à música eu nunca pensei em tocar  profissionalmente.

5 - Como foi seu aprendizado para tocar instrumentos musicais?

A dificuldade em sempre ter uma partitura, foi compensada pelo facilidade de eu ter um bom ouvido, assim tive um aprendizado fácil pois eu identifico claramente acordes em tom maior e menor, e isso é importante na compreensão harmônica de uma música.

6 - Como a música reflete na sua vida e no seu dia-dia?

A música me alimenta cotidianamente, não é atoa que eu tenho no meu Ipod cerca de 15mil e quinhentas músicas selecionadas em 4 grandes pastas: Nacionais, Internacionais, Orquestradas e Clássicas. E na minha casa de morada tenho 24 caixas de som que irradiam som para a casa toda e na minha casa de praia são quatorze caixas de som que também irradiam o som ambiente para todos os cômodos, que ficam ligadas o dia inteiro e que apenas são desligadas na hora de dormir, funciona como se fosse um som ambiente. Então a música pra mim é importante pois passo o dia inteiro ouvindo e analisando detalhes das músicas.


* José Nery é engenheiro aposentado. 

 * Trabalho feito pelos alunos: BERNARDO NERY, HEITOR ROCHA e GABRIEL PORTELINHA do 8A do Colégio Valenciano São José de Aplicação (CVSJA). 

Disciplina: ARTE/MÚSICA - 3° BIMESTRE (2020).

Comentários