FÁBIO OGATA (8B - GRUPO 3 - CVSJA)



1 - Quando e como você ingressou na música?

Comecei os estudos musicais com 7 anos de idade, comecei com o violão que foi meu primeiro instrumento, a música chegou pra mim um pouco antes de eu aprender a escrever.

2 - Existe uma rivalidade ou algum tipo de pressão depois que você ingressa na orquestra?

Existe sim pressão, uma coisa psicológica, não tem limite, não é todo mundo que sofre o mesmo tipo de pressão, como a auto-cobrança, do empregador, e a pressão lateral que é  entre os colegas.

3 - Tem algum instrumento em específico que você queira tocar além da trompa?

Além da trompa eu toco outros  instrumentos como o violão e a balalaica, ukulele, queria poder aprender a tocar outros instrumentos.

4 - Qual sua relação com os membros da orquestra?

 Bom, eu entendo como relação de local de trabalho, eu sou uma trompista que é um instrumento de metal, então nós somos da família dos metais e de sopro, aí são quatro grandes famílias: a dos sopros, madeiras, metais e percussão.


5 - O que a música significa para você (profissionalmente e emocionalmente)?

A música além da minha profissão, ela é minha forma de sustento, ela é meu alento ainda mais em tempos difíceis como esses, ela é uma necessidade, como uma religião, uma maneira de enxergar o mundo. No caso, a música faz parte de mim desde muito cedo, ela me faz ter vontade de entregar o melhor de mim para outras pessoas.


6 - Qual foi sua melhor apresentação?

Não existe uma apresentação mais importante, existe muitos momentos importante que gosto de recordar, como o encerramento da temporada de 2015 em Minas e muitos outros momentos em que estava em outras orquestras, como a de Tom Jobim, conheci muitos artistas como o Diogo Nogueira, Roupa Nova, Roberta Sá, Bete Carvalho, Toquinho entre outros.

* Fábio Ogata é um trompista e faz parte da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

* Trabalho feito pelos alunos: CAIO RIBEIRO, LÍVIA REIS e LUÍZA ROCHA do 8B do Colégio Valenciano São José de Aplicação (CVSJA). 

Disciplina: ARTE/MÚSICA - 3° BIMESTRE (2020).

Comentários