Recital de Música Indiana
No sábado (17/05), na
Feira de Cultura Integrativa – Unindo Caminhos, promovido pela Fundação Cultural e Filantrópica Léa
Pentagna em Valença/RJ, três excelentes representantes da cultura
indiana: Sílvia Haaz Brasil, Nitai Pada Kamala das e Jean-Christophe
Aveline Paramatma apresentaram para os
presentes um repertório repleto de músicas do Rajastão, do
Paquistão e Ragas instrumentais do Norte da Índia como o Raga Patdeep com
Nitai na Tabla, Silvia no Santoor e Jean-Christophe na Bansuri. As
letras das músicas são em sânscrito e geralmente se relacionam com os
deuses das religiões hindus.
Recital de Música Indiana na Fundação
Cultural
e Filantrópica Léa Pentagna
com os músicos Sílvia Haaz Brasil
(Santoor e Bansuri),
Nitai Pada Kamala das (República Theca)
no Bansuri,
Tabla, Harmônio e Canto
e Jean-Christophe Aveline Paramatma (Bansuri e
Tabla).
Nitai, Sílvia Brasil, Pinheiro e Jean-Christophe |
Jean-Christophe que estava na Índia quando recebeu o convite para a apresentação, falou um pouco da noite: “Das
várias músicas que a gente cantou, cantamos duas músicas para o senhor
Kisrna e uma letra falando de unificação religiosa (o mesmo deus atrás
de cada religião). Isso é um termo importante na Índia onde existem
certas tensões entre muçulmanos e hindus”.
Jean-Christophe Aveline Paramatma |
Nitai, dias depois me pergunta sobre a apresentação: "O que você achou do que eu disse?" Preocupado que sua colocação pudesse soar com um tom de crítica, o que não era sua intenção. Respondendo agora, digo: "Achei
extremamente pertinente ao tema e infelizmente nem todos puderam entender o que você dizia e isso retrata exatamente o que você estava
falando, até para ouvir os outros, as pessoas têm dificuldades".
Nitai Pada Kamala das |
Um detalhe que Nitai me atentou no texto da entrevista que fiz para o PORTAL VALENÇA - RJ é sobre o Harmônio, que se refere a origem do modelo tocado por ele na apresentação. O
modelo tocado por Nitai já é a adaptação indiana do mesmo onde não se pedala
mais com pé, o folhe está acionado só com uma mão, sendo que a outra
fica livre para correr pelas teclas. Diferente do Harmônio original, o
qual se toca com as duas mãos, igual ao piano, graças ao folhe que está
sendo acionado pelos pés. Harmônio indiano é naturalmente muito mais
portátil.
Para ler mais sobre a apresentação visite: Portal Valença RJ - Recital de Música na Casa Léa Pentagna
Veja algumas fotos: FOTOS - Recital de Música Indiana
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