O Violão e a Bateria
















Um segredo muito bem escondido pelos profissionais das cordas - e a maioria não gosta de revelar seus segredos - é a comparação entre a bateria e as batidas no violão. Observando bem, podemos exprimir melhor o acompanhamento fazendo um paralelo entre os dois.


A figura acima é um molde de uma bateria comum.

A que dizer, porém, que existem várias configurações de baterias, de acordo com o número de peças compostas nela.

Entretanto, as peças principais são as demonstradas na gravura aqui.

A partir daí é possível imaginar o funcionamento do sistema de batidas.

Só para efeito de informação, o pedal da zabumba é tocado pelo pé direito e o do chimbal, com o pé esquerdo. Os pratos, os tambores e as caixas são batidos com as baquetas.

1. A batida no pedal da zabumba da bateria pode ser seguida pelo toque do polegar nos bordões dos acordes. Não é à toa que por isso, o contra-baixo das bandas tocam seguindo esta linha.

2. A puxada no chimbal (miniaturas de prato que se toca com um pedal para o pé esquerdo) é perfeitamente representada com uma puxada nas cordas de base.

3. A batida na caixa pode ser tocada no violão com uma batida nas cordas-base de cima para baixo

4. Na hora do repique - também chamado de breque - em que o baterista faz uma seqüência de batidas nos tambores, o violonista pode fazer uma seqüência de dedilhado bem rápido nas cordas-base (de cima para baixo e depois ao inverso) como que cada toque em uma corda fosse um tambor. Como geralmente o último toque - ou os últimos toques -- do repique se dão nas caixas da bateria, no caso do violão, é possível imitar isso com toques de caçoleta nas cordas intermediárias dos acordes.

5. A leve batida na beirada da caixa é similar a uma caçoleta leve sobre uma ou mais cordas-base, mais para matar seu som da batida anterior do que para tocar suas notas.


Fonte:
Texto extraído da apostila "Chegou a Vez de Estudar os Rítmos para Violão" retirada da net.

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
[Samuel] [samueljr_1@hotmail.com]
fala pinhero só to passando pra dah uma olhada gostei do visual novo, fiko mais leve =] dpois vo ler as matérias com tempo falows

03/06/2006 15:34
[Pinheiro]
Obrigado pela visita Samuel. Vc é sempre benvindo!

03/06/2006 20:03
Daniel] [dani_omg@hotmail.com]
Eu comentei mais naum sei pq o coment naum fiko!!entaum vo manda igual!!!!ai pinherin malz naum ter ido na aula hj mais e que to com febre msm!!!!!Ai naum podemos esqueçer q amanha o mundo ira acabar!!!!!^^!!!!!!

05/06/2006 17:23
Daniel] [dani_omg@hotmail.com]
Afffff so burro pakas comentei nu de baixo e achei q o coment naum tinha ido huauhahuhuuhaa!!!!!^^!!!!issu agente abafa

05/06/2006 17:33
[Pinheiro]
Pode ficar tranquilo Daniel, são 01h22m de terça-feira do dia 06 de Junho de 2006, mais um lindo dia que o senhor fez pra nós e com certeza o mundo não acabou (nem vai!) e quanto a febre: Melhoras!!!

06/06/2006 01:25
Daniel] [dani_omg@hotmail.com]
hehehe so tava de zuera msm!!!!mais com certeza naum eh um dia para se ariscar mto uahhahuahuahu!!!e tbm eh bom fikar de olho!!!!e sobre a febre!!!!olha eu de novu tomandu antibiotico!!!!!minha garganta naum pode tomar um vento forte ja fika assim huaahauhu!!!!!^^!!!!!Mais estou melhor sim!!!!!

06/06/2006 14:58
Daniel] [dani_omg@hotmail.com]
Ahhhh naum fike tao confiante que o mundo naum vai acabar naum hein pinherin!!!!!como td o mundo tbm um dia tera o seu fim!!!!!^^!!!!!

06/06/2006 14:59
[Daniel]
Eh final du dia e pelomenos cmg naum aconteçeu nada de diferente!!!!!!pelo contrario!!!!!hj so tive febre de manha hahuhuahuahu!!!!!vlws so passei para deixar um oi!!!!!!!^^!!!!!!

06/06/2006 20:42
[daniel barbosa]
maneiro a parada da batera!!!!!P q será q eu gostei!!!!!!!!!!!rsrsrsrsrsr!!!!!!!!!Maneiro!!!!!!!!!

17/06/2006 21:58