ECOSISTEMA - XV Festival Santiago a Mil (Chile)

O dia começou com muito sol. Eu e Patrícia descemos do apartamento e fomos aproveitar o dia, quando fomos avisados, na rua mesmo, que teria um espetáculo de dança ali na "Plaza de la Constitución", uma praça que ocupa um quarteirão inteiro no coração do distrito cívico de Santiago, no Chile. Rumamos para lá!

A praça está localizada em frente à fachada norte do Palácio de la Moneda e está rodeado por outros edifícios governamentais, como os que abrigam o Ministério das Finanças, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça (Edificio del Seguro Obrero), Banco Central de Chile e a Intendencia de Santiago. A praça é delimitada pela Rua Moneda ao sul, Rua Morandé ao leste, Rua Agustinas (a rua das casas de câmbio, para a troca do dinheiro) ao norte e Rua Teatinos ao oeste.

O que afinal de contas ia rolar lá? O "ECOSISTEMA", um espetáculo de celebração em massa especialmente criado para fechar em grande estilo a XV edição do Festival Santiago a Mil. Dirigido pelo coreógrafo chileno proeminente, José Vidal, quando um grupo de dançarinos intervem no espaço público para convidar os espectadores a viver uma experiência coletiva de corpo, movimento e dança e neste caso, nós éramos o público e foi demais poder dizer: Eu tava lá!

No dia da intervenção, Vidal realizou um aquecimento físico com todos os que desejaram fazer parte da performance. Foi um momento ímpar. O palácio de la Moneda na frente, o sol no rosto e de repente um grupo de dançarinos começam a dançar e a convidar pessoas que nunca se viram a se entregarem ao som da música que começava a invadir o local. 

Com longa e bem sucedida carreira no Chile e no exterior, José Vidal apresenta em "Ecosistema" centenas de participantes selecionados através de concurso público, que em conjunto com os artistas de base da Cia dá vida a esta obra de encontro sensorial, artístico e performático com o público de forma lúdica e festiva, procurando conectar com o público através de jogos rítmicos, imitação, toque e olhar, bem como com outros elementos de som e iluminação (mapping), criando através de corpo e do espaço humano paisagens e novas texturas. 

Momento inesquecível!

Fonte: https://santiagoamil.cl


Comentários