CUPS SONG


Nesta aula temos os alunos do Colégio Valenciano São José de Aplicação (CVSJA) da cidade de Valença/RJ, aprendendo a batida com copos da música "When I'm Gone"...


Quando se fala em músicas com copos, as "Cups Songs", todos se lembram logo da canção "When I'm Gone" que se tornou popular com a versão de Anna Kendrick no filme "Pitch Perfect" (2012) que no Brasil recebeu o título de "A Escolha Perfeita"
Mas bem antes disso, em 2009, o grupo inglês "Lulu and the Lampshades", cantando à Cappella, é considerado o primeiro grupo até então a utilizar copos fazendo percussão, com a música “You’re Gonna Miss Me“, que em alguns sites encontramos com o nome “You’re Gonna Miss Me When I’m Gone”, por ter sido inspirada pela “When I’m Gone“ de 1931 (Carter Family) e pelo grupo country J.E. Mainer’s Mountaineers (1937).

Porém, o mais curioso disto tudo é o fato de que o grupo brasileiro "Palavra Cantada" em 1998, (bem antes de “Lulu and Lampshades”) no CD “Canções Curiosas”, gravou utilizando copos a música "Fome Come", mostrando que esse assunto de música com copos é antigo e que de ritmo a gente entende e bem.
Atualmente faço o curso BATUCATUDO 3.0, sou da 3ª turma, com o educador musical Marcus José Vieira, formado em música pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e criador do Batucatudo e do Musicopos, sites especializados em percussão com instrumentos de baixo custo. Ele também tem ministrado, tanto em cursos online como em oficinas presenciais, seus conhecimentos para vários educadores pelo mundo afora, sendo um de seus carros-chefe a utilização de copos na percussão de músicas.




Comentários