Pinheiro - Aulas de Música em 2020



Apresentação dos alunos no C.E. Caminho do Saber
Olá galera!! Já estamos em 2020! O Fato é que quando você piscar os olhos já chegou o Natal e com ele o ano novo, pois como dizia Cazuza: "O tempo não para!" Volto ao blog pra atualizar alguns tópicos sobre nossas aulas pra galera que está chegando. Como sempre os recados nas redes sociais perguntando sobre as aulas continuam chegando (Graças a Deus por isso!!), mas ainda que eu explique sobre as aulas com o maior prazer, sempre fica alguma coisa por dizer. Escrito aqui é mais fácil de todos terem acesso. Sou professor de música no Colégio Valenciano São José de Aplicação (CVSJA) no Fundamental II e professor de Arte no Centro Educacional Passo a Passo (CEPP) no Fundamental II e no Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) tanto no Fundamental II quanto no Ensino Médio. Todos em Valença/RJ. Mas também tenho um Curso Livre de Música: Pinheiro - Aulas de Música, onde dou aulas no turno da tarde, quando não estou nas escolas. Este post é pra falar destas aulas.


Sobre as Aulas

Apresentação da Turma de Violão e Musicalização Infantil (Igreja Metodista)
O tempo de aula é de 01 (uma) hora semanal, com horário à combinar. Temos aulas individuais e em grupo com preços diferenciados para estes. A mensalidade é paga no mês em curso, ou seja, você paga antecipadamente, não após o mês vencido e o dia do pagamento é o dia 10 do mês.

Para a galera que está chegando, tiramos provisoriamente a taxa de matrícula que é destinada à manutenção dos instrumentos que ficam aqui à disposição para uso dos alunos. O material das aulas (cifras, músicas, partituras, etc) são enviados para os alunos através de nossos grupos fechados nas redes sociais (Facebook, whatsapp, etc), onde alunos e pais fazem parte e tem acompanhamento das aulas. Desta forma reduzimos a utilização de impressão de material didático, em concordância com um mundo mais sustentável e nossas impressões se resumem a contratos e uma ou outra música que necessita ser impressa na hora. 

Alunos do 1º ano do Ensino Médio / CSCJ
Quanto aos horários, temos aulas de SEG a QUI no turno da TARDE* (a partir das 14:00h); mas como geralmente as aulas são individuais, então é bom ver se o horário desejado está vago primeiro.

As aulas são práticas! 

Desde o início nosso foco são as aulas de Violão, Guitarra e Baixo. Mas nas aulas abordamos outros instrumentos com o intuito de deixar o aluno melhor preparado, com informações não só do instrumento que toca. Por isso falamos sobre canto, teclado, ukulele, charango...  Todas as aulas seguem o modelo C(L)A(S)P do educador musical Keith Swanwick, onde a intenção é que o aluno estudando de forma integrada 5 elementos, aprenda música, musicalmente.

Alunos tocando no "Ensaio Aberto"
 -  (Composition) - Composição 
(L) -  (Literature Studies) - Estudos da Literatura
 A  -  (Audition) - Ouvir a música
(S) - (Skill Aquisition) - Aquisição de Habilidades
  P -  (Performance) - Tocar


Assuntos abordados: Fundamentos, Notas, Acordes, Técnicas, Escalas, Teoria Musical, Ritmos... As músicas e exercícios aplicados em aula são passados para os alunos através de grupo fechado no Facebook ou Whatsapp criados especificamente para os alunos dos cursos, não havendo necessidade portanto do aluno trazer nem caderno para as aulas;

Não há a necessidade de trazer instrumentos: Também disponibilizamos para uso dos alunos os instrumentos necessários para as aulas: Guitarras, Violões com cordas de Nylon e de Aço, Contrabaixos de 4 e 6 cordas, Baixolão de 4 cordas, Ukuleles, Charango, Teclado, multi-efeito de guitarra, Loop Station, Cubos para guitarra e baixo, etc.

Aluna Vitória Leal com Mustafá
Nas aulas de musicalização, os vários instrumentos colocados à disposição dos alunos,  oportunizam um conhecimento diversificado. As crianças são musicalizadas de acordo com a abordagem em metodologias para a Educação Musical como o "O Passo" de Lucas Ciavatta, a "Paisagem Sonora" de Murray Schafer, além do próprio C(L)A(S)P de Keith Swanwick. Nestas aulas os alunos têm a oportunidade de serem apresentados à música através de jogos, brincadeiras e canto. Alguns instrumentos como o Bongô, Boomwhackers, Cabulete, Cajon, Escaleta, Flauta-doce, Flauta de Êmbolo, Flauta Tarka, Gaita, Ganzá, Kalimba,  Kazoo, Metalofone, Ocarina, Pandeiro, Pandeirola, Pandeirola de Pé,  Pau de Chuva, Quiró, Teclado, Triangulo, Ukulele, Violão, Zampoña estão sempre presentes nas aulas.

Temos até alguns fantoches que nos auxiliam nas aulas de canto, um deles já foi batizado, é o Mustafá, sugestão de minha mãe, a dona Geny. Mustafá é um nome de origem árabe que traduzido quer dizer: "O Escolhido". Que tal pensar num nome para os outros?

Alunos do 6º ano / CVSJA

Turma de Musicalização Infantil / Catedral Metodista
Vários projetos musicais já foram feitos em igrejas. De 2014 a 2018 mantivemos uma turma de Violão Popular com aulas na Catedral Metodista aqui em Valença/RJ, com aulas para iniciantes toda quarta-feira em 2 horários (18:00h ou 19:00h) e de Musicalização Infantil para crianças de 07 à 11 anos, estas eram nos domingos (09:00), durante a Escola Dominical da igreja (2016/2017). As aulas de musicalização eram gratuitas e tinham como objetivo instruir e incentivar as crianças da igreja e da comunidade em geral oferecendo uma formação musical lúdica porém sólida. Veja vídeo dos alunos no YOUTUBE .


Outras igrejas também já fizeram aulas, como a Casa da Oração, onde todo o Ministério de Louvor e alguns membros da igreja tiveram oportunidade de terem aulas e a Palavra Profética.

Alunos da "Casa de Oração"

Alunos de Musicalização Infantil / Catedral Metodista
Alunos do 6º ano / CVSJA
A vantagem para os alunos das igrejas é que o preço ficava bem mais em conta, exatamente pelas aulas serem em grupo e pelos pastores me cederem o espaço para as mesmas. Embora o material aplicado nestas aulas fosse voltado para as músicas da igreja, já que é de interesse das mesmas capacitarem seus membros para exercerem a música em seus ministérios, as aulas não eram destinadas apenas para os membros e muito menos só para evangélicos. São aulas de música e os conhecimentos musicais são passados através de músicas com conteúdo cristão e é onde podia passar o que aprendi no "Curso de Formação de Levitas" que fiz em Teresópolis/RJ na IMFORM. Sou da turma de 2002, a primeira turma, época dos mestres Célia Junker, Nelson Mathias, Quico Fagundes...

Alunos do 8º ano / CSCJ
Bem, leia sobre nossas novas idéias, sobre o que já tem acontecido aqui nas aulas e deixe suas dúvidas e comentários logo abaixo deste artigo. Responderei com todo o prazer a todos os comentários e dúvidas!!

PINHEIRO


Pós-graduado em Educação Aplicada à Performance Musical (2015), graduado em Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS em Varginha/MG (2014).  

Professor de Música no Colégio Valenciano São José de Aplicação (CVSJA) e Professor de Artes no Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) e no Centro Educacional Passo a Passo (CEPP), todos em Valença/RJ.

Alunos do 7º ano / CVSJA (Foto: Paula Lomba)
Fez parte de várias bandas musicais com estilos bem diferentes: de Rock (Apoio Mútuo - 1986 / Lacrima Christi / Desencapado 220), de Forró (Ás do Som / La Bamba), de MPB (Trem das Cores) de Baile (Vogue - 1996 / Marca Registrada / Reluz), etc. 

Tocou também em bares e restaurantes por toda a região, sozinho ou em dupla com músicos como Robson Vandré (Violão), Flávia Machado (Teclados), Claudão (Gaita), etc. Trabalhou com Jingles publicitários fazendo músicas para o comércio de Valença (RJ) e região.

Todo esse conhecimento adquirido através da prática foi e tem sido passado aos alunos durante suas aulas, fazendo com que cada aluno tenha a possibilidade de iniciar sua vida musical com conhecimento de mercado.

Foi instrutor de vários  músicos da região tendo participação direta na formação musical de grande parte deles Igor Almeida, Muryel Ferreira (Banda Lucky) - Mário Sérgio Paiva, Rafael Albuquerque, Daniel Barbosa (O Celeiro das Rochas) - Douglas Lacerda e Leo Vinícius (compositores) - Jean Tavares e Leonardo Oliveira (Banda Facy) - Tamara Magalhães, Alexandre Assis e Felipe Erdelyi (Stakazeru) - Maria Mergener (Carbo) - Carol Mergener e Giovanni Nogueira (Gadernal) - Rodrigo Pixuim e Thiago Xisto (Apologia) - Felipe Martins e Rominho Alvernaz (The Black Bullets) - Helair Gustavo e Rhuan Pablo (M-45) - Maurício Nascimento e Samuel Jr (Humanos) - Felipe Mesquita (Hard Gamble) - Paulo Henrique (Moleques do Samba / Banda Marcelinho Gomes) - Wilson Fort (Os Bossais) - Ricardo Ferreira (David Minas e Banda) - João Lucas Maia (Marcus Prado Trio) - Márcio Manhães (Kenga) - Bruna Myrrha (BarbaDeSaia) - Pedro Enrique (MPB), Letícia Valente, João Vitor Monteiro e Leonardo Romeiro (Banda Hope), etc

Fez aulas de Teoria Musical com o maestro Ivan Martins e com o saxofonista João Antonio de Oliveira Souza (Valença/RJ). Aulas de Canto com o Prof. Rogério Toledo (Vassouras/RJ) e Márcio Nóbrega (2015 / Volta Redonda/RJ). Foi aluno da primeira turma do Curso de Formação de Levitas no IMFORM em Teresópolis/RJ  (2002), tendo aulas de Teoria, Ministério de Música e Louvor, Introdução a Regência (Maestro Nelson Mathias) – Técnica Vocal e Prática de Conjunto Vocal (Célia Junker) – Violão Popular e Prática de Conjunto Instrumental (Quico Fagundes), Liturgia e Louvor e Adoração nos Avivamentos (Célia Junker e Nelson Mathias). Participou do Curso “Escola de Adoradores” (2009) tendo aulas de Prática de Conjunto (Nilson Teixeira) e Canto (Simone Teixeira) no IMFORM (Teresópolis/RJ). Foi aluno do curso de Violão Popular do IX e X Festival Vale do Café (Vassouras/RJ), tendo como professor Ulisses Rocha (2011/2012) e de Musicalização no XI, XII e XIII Festival Vale do Café (Vassouras/RJ) tendo aulas com o profº Rodrigo Belchior (2013/2014/2015). Participou ainda de vários cursos, workshops e oficinas em sua área de atuação, com músicos de reconhecimento nacional e internacional, sempre buscando o aperfeiçoamento das aulas.

Colunista da extinta Revista Líder, onde escreveu sobre os músicos da região e sobre música em geral. Atualmente, além de ter seu próprio blog, escreve sobre os músicos valencianos em coluna própria no Portal Valença RJ.

Trabalhou ainda como Produtor Musical da banda Wisteria.

Graduado em Licenciatura em Música no Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS em Varginha/MG. Onde pode ter aulas de Canto Coral e Fundamentos de Regência (2012) (Vivian Peloso), Estruturação e Percepção Musical (2012/2013) (Adriano Carvalho), Instrumento Musicalizador Flauta Doce (2012), Educação Musical (2013) (Vânia Camargo), Recursos Tecnológicos e Musicais (2012)Estética e Apreciação Musical (2012), Instrumento Musicalizador Violão e Guitarra (2013) (Celso Gomes), História da Música (2013), História da Música Popular (2013) (Adercângelo Adépio), Instrumento Musicalizador Teclado (2014) (Andrea Arle), Harmonia e Arranjo (2014) (Adriano Carvalho), Libras (2014) (Ana Paula Arja), Educação Musical (2014) (Celso Gomes), Criação Musical (2014) (Adriano Carvalho), Percussão (2014) (Vânia Camargo), Produção de Material Didático para Educação Musical (2014) (Celso Gomes) e Gestão Escolar (2014) (Nídia Rocha). 

Pós-graduado em Educação Aplicada à Performance Musical UNIS em Varginha/MG. (2015), onde estudou Princípios de Improvisação Aplicados à Educação Musical;
Análise Musical aplicada ao Ensino da Música (Adriano Carvalho), Educação Musical, Instrumento e Canto; Práticas Interpretativas de Instrumento ou Canto e Fundamentos da Composição Musical (Celso Gomes), Didática e Metodologia no Ensino Superior (Alessandro Moreira) e Avaliação da Aprendizagem (Terezinha Nunes), Fundamentos da Educação Musical (Vânia Camargo).


Cursos de Extensão Universitária / Cursos Livres / Congressos / Seminários / Palestras / Oficinas:

"Violão Popular" (2011/2012) - Festival Vale do Café / Vassouras - RJ (Ulisses Rocha)
"Iniciação à Teoria da Música" (2012) - UNIS / Varginha - MG (Celso Gomes)
"Iniciação a Percepção Musical" (2012) - UNIS / Varginha - MG (Celso Gomes)
"Musicalização" (2013-2016) - Festival Vale do Café / Vassouras - RJ (Rodrigo Belchior)
"Harmonia Aplicada na Música Popular" (2013) - UNIS / Varginha - MG (Celso Gomes)
"Noções Básicas de Improvisação em Música Popular" (2013) - UNIS / Varginha - MG (Celso Gomes)
"Semana de Tecnologia, Educação e Responsabilidade Social" (2013) - UNIS / Varginha - MG
"Construções Melódicas Aplicadas à Improvisação" (2014) - UNIS / Varginha - MG (Celso Gomes)
"Práticas Interpretativas em Instrumentos de Cordas Dedilhadas/Sopro/Percussão" (2014) - UNIS / Varginha - MG (Celso Gomes)
"Práticas Interpretativas em Canto/Flauta Doce/Piano/Teclado" (2014) - UNIS / Varginha - MG (Celso Gomes)
"II Semana da Educação à Distância" (2014) - UNIS / Varginha - MG
"Coro Cênico: Regência, Repertório e Dinâmicas” (2015) - UNIS / Varginha - MG (Andy Cris)
"Musicoterapia" (2016) - UNIS / Varginha - MG (Andy Cris)
"Musicalização para a Educação Infantil" (2016) - Musiqueducando / Rio de Janeiro - RJ (Marcelo Serralva)
"II CONATEdu" (2016) - Congresso Nacional de Tecnologias na Educação / Matias Barbosa - MG
"II Congresso Internacional" (2016) - UNIS / Varginha - MG
"Conservação da Voz" (2016) - SESI / Paraná - PR
"Percussão de Baixo Custo" (2017) - BATUCATUDO 3.0 (Marcus Vieira)
"Curso Vocal: Método de Canto Completo para Melhorar a Voz" (2018) (André Fantom)
"La Fiesta de Disfraces" (2018) (Toni Costa / Ana Quílez / Estevão Marques)
"Seminário Internacional de Educação Aberta à Distância" - Contribuições da Educação Aberta e à Distância para uma Educação Superior de Qualidade no Presente e no Futuro (2018) - UFF / Niterói - RJ (Flavio Lemos de Souza e Celso Costa)


  • "IV Congresso Internacional do Unis / VI Semana da EAD" (2018) - UNIS / Varginha - MG - Palestras:

"O Propósito de Vida à luz da Educação Integrativa" (2018)
"Metodologias Ativas Revolucionando o Ensino Superior" (2018)
"Foco na Gestão" (2018)
"Improvisação Aplicada na Música Popular" (2018)
"Olhares para a Diversidade na Educação Contemporânea" (2018)
"O Futuro da Educação a Distância - Tendências Educacionais" (2018)
"De Black Mirror a Literatura Distópica - Diálogos sobre Linguagem, Tecnologia e Sociedade" (2018)
"A Educação Básica no Brasil" (2018)



  • "V Congresso Internacional do Unis / VII Semana da EAD" (2019) - UNIS / Varginha - MG - Palestras:

"A Disrupção na Gestão Empresarial" (2019)
"A Música Instrumental Brasileira e Jazzistica na Atualidade" (2019)
"Disrupção e Inovação no Ensino Superior - O Que Estão Dizendo Por Aí" (2019)
"Diversidade" (2019)
"Inovando o Brincar e a Brincadeira" (2019)
"Música, Educação e Informática Gênese e Construção de Conceitos Musicais na Escola" (2019)
"Representações Sociais dos Educadores sobre o Desenvolvimento Musical no Período Integral" (2019)


"BNCC: O Papel da Tecnologia e os Desafios da Implementação" (2019) - Webinário (Nancy Lee - Khan Academy)



  • I Jornada de Desenvolvimento Docente (CESVA - FAA):

Oficina "Peer Instruction" (Plickers) (2019) (Diego Amaro)
Oficina "Flipped Classroom" (2019)
Oficina "Kahoot" (2019)
Oficina "Jigsaw Classroom" (2019)
Oficina "Problem Based Learning" (2019)



 Redes Sociais

Para que você tenha um melhor aproveitando das aulas e para que você possa interagir com outros alunos fora da sala de aula, nós estamos em várias redes sociais espalhadas pela WEB, e cada uma delas cumpre um propósito:

BLOG DAS AULAS: Aqui no blog o aluno pode se informar sobre o que tem acontecido nas aulas em geral, ler entrevistas com outros alunos, ler sobre nossos eventos, como viagens à Expomusic, sobre os Workshops que participamos, shows dos alunos, etc. A função do blog é ter um canal para divulgar o trabalho dos alunos na web.

PORTAL VALENÇA: É onde escrevo uma coluna sobre os músicos da cidade de Valença/RJ e seus trabalhos. A coluna chama-se: MUSICALIZAR.

YOUTUBE: Quando os alunos montam suas bandas e já começam a fazer suas apresentações é interessante mostrar esse trabalho para os outros que não puderam estar presentes no show, pois isso além de divulgar o trabalho da banda também serve para incentivar os novos alunos a montarem suas próprias bandas. O objetivo deste canal é a divulgação das bandas que tem pelo menos um aluno envolvido de forma direta, seja como compositor, instrumentista, cantor, etc.

FACEBOOK (PÁGINA): Endereço da página das aulas no FACEBOOK. Onde você verá não só informações sobre as aulas como dicas musicais sobre violão, guitarra , baixo, ukulele, canto... Ou seja, música em todas as suas vertentes!! 


TWITTER: É onde as informações rápidas são passadas, como links interessantes para se visitar, eventos musicais, lojas e sites de música interessantes, etc.

PALCO PRINCIPALPALCO MP3: Onde os alunos que compõem divulgam suas músicas, já que estes canais só permitem a divulgação de trabalhos autorais.


Material de Apoio:

Mini-biblioteca com revistas especializadas para consulta: Guitar Player, Guitar, ON&OFF, Guitar Class, Cover Guitarra, Cover Baixo, Bass Player Brasil, Home Studio, Sound On Sound, Áudio Música e Tecnologia, Produção Áudio, Acústico, Violão-PRO, Baixo Brasil, etc;

Livros e Métodos: Harmonia e Improvisação (Vol I e II), Princípios Básicos da Música Para a Juventude (Vol I e II), A Arte da Improvisação, Noções Elementares de Guitarra, Cool Pedal Steel - Licks For Guitar, Groove - A Arte da Guitarra Rítmica, Guitarra Blues - Do Tradicional ao Moderno, Coleção Toque de Mestre: Violão, Guitarra, Baixo, Studio, etc;

Acervo com mais de 200 títulos entre Shows, Documentários, Filmes e Vídeo-aulas: (VHS e DVD)

Vídeo-aulas de Guitarra: Mozart Mello - Wesley Caesar - Faíska - Tomati - Kiko Loureiro - Pollaco - Nelson Jr. - Lupa Santiago - Eduardo Ardanuy, etc;

Vídeo-aulas de Contrabaixo: Arthur Maia - Jorge Pescara - Celso Pixinga - Abraham Laboriel - Jorge Oscar - Geraldo Vieira - Jaco Pastorius, etc;

Vídeo-aula de Canto: Liba Serra;

Vídeo-aula de Violão: Sílvio Santisteban, Robson Miguel, etc;

Vídeo-aulas de Cavaquinho: Robson Miguel, Salgadinho;

Vídeo-aula de Bateria: Vera Figueiredo;

Vídeo-aulas de Teclado: Jamey Aebersold, Chuck Mahronik;

Vários Shows: John Mc Laughlin - Jimmi Hendrix - Marcus Müller - Guns n' Roses, Van Hallen, Yngwie Malmsteen, Santana, Yamandu Costa, etc;

Documentários e Entrevistas: O Homem Que Matou John Lennon, A Influência da Música Brasileira no Jazz, A História do Punk, A História da Guitarra, Direitos Autorais na Era Digital, A Vida de: Jimmi Hendrix, Eric Clapton, BB King, etc;

Filmes: The Temptations, The Doors, Jimmi Hendrix, Quase Famosos, A Fera do Rock (Jerry Lee Lewis), John Lennon, The Commitmmens (Loucos Pela Fama), La Bamba, Backbeat (Os 5 Rapazes de Liverpool), Escola de Rock, etc;

Aqui cabe uma observação, os DVDs de video-aulas, shows, filmes e afins, são destinados única e exclusivamente às aulas. Não gravamos DVDs do nosso material para os alunos, porque afinal de contas esse é nosso diferencial nas aulas, o grande acervo que temos e levamos muito tempo para montá-lo. Agradecemos à compreensão.


Espero que estas informações ajudem. Esses são os principais tópicos! Entrem em contato que conversaremos melhor!!





Comentários