IX Noite da Valsa em Conservatória - RJ


Tive a grata oportunidade de ouvir Hélio Delmiro (violão), Dirceu Leite (Flauta) e Fernando Moraes (Piano). Além de curtir esse excelente evento, a IX Noite da Valsa - Evento com destaque para músicas brasileiras que enaltecem a valsa. Com direito a baile na praça e tudo. Um dos eventos mais movimentados de Conservatória / RJ, com muita seresta, serenata, solarata, matinata, serenoite e chorinho.


Um pouco sobre:

Hélio Delmiro
Hélio Delmiro - Se interessou por música desde bem cedo influenciado por seus irmãos. Seu primeiro instrumento foi o cavaquinho, presente de seu irmão Juca, aos 5 anos de idade. Seu outro irmão, Carlos, era violonista. Aos seus 14 anos, no início dos anos 60, seu interesse pela Bossa Nova o leva a se dedicar integralmente ao violão.
Ao longo dos anos 60 toca com importante nomes do cenário musical brasileiro, entre eles Moacyr Silva e Márcio Montarroyos. Seu contato com o saxofonista Victor Assis Brasil, na noite de jazz carioca, parece ter sido um marco na carreira de Delmiro. O saxofonista o convidou para a gravação de seu segundo álbum, Trajeto. Mais posteriormente Hélio Delmiro tocou com nomes como Elizete Cardoso, Clara Nunes, Marlene, César Camargo Mariano, Elza Soares, Elis Regina, Milton Nascimento e Tom Jobim.
Nos anos 70 já desperta o interesse de músicos internacionalmente, notadamente músicos de jazz. Entre eles Paul Horn, Jeremy Steig, Dave Grusin, Sarah Vaughan e Lalo Schifrin.

(Fonte: Wikipédia)


Dirceu Leite - Músico ultra requisitado para gravações e shows, ao longo de sua trajetória Dirceu tem tocado com diversos outros instrumentistas e acompanhado cantores e compositores, como Nana Caymmi, Maria Bethânia, Rita Lee, Caetano Veloso, Jards Macalé, Miúcha, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Nelson Sargento, Luiz Melodia, Bebel Gilberto e Cássia Eller, entre muitos outros.

Dirceu Leite

Nesta gama diversa de estilos, e de músicos com quem tem trabalhado, Dirceu Leite não identifica mudanças em seu caminho, a não ser num ponto fundamental: “Com a maturidade e a experiência a ansiedade diminui e nos permite perceber coisas novas, diferentes e, muitas vezes, interessantes e, dessa forma, incorporá-las ao estilo e técnica."

Das inúmeras gravações de que tem participado, além de seu disco solo “Leitte De Coco” (Caju Music, CD/1994), Dirceu elege, como mais representativas:
-DVD/MTV Rita Lee – 1998;
-DVD Cássia Eller – 2001, “com solo de flauta na música ‘Por enquanto’”;
-CD “Cacique Instrumental”, de 2006, “no qual experimentei muitas coisas novas e boas, principalmente nos duos: em todos, mas em especial os com Carlos Malta e Hamilton de Holanda”;
- DVD/MTV Zeca Pagodinho – 2007.
Em 2006, Dirceu estreou no teatro participando do musical “Sassaricando - E O Rio Inventou A Marchinha”, escrito por Sérgio Cabral e Rosa Maria de Araújo - com Soraya Ravenle, Eduardo Dussek, Alfredo Del-Penho, Pedro Paulo Malta, Juliana Diniz e Sabrina Korgut. O espetáculo foi transformado em CD duplo e DVD, lançados em 2007 pela gravadora Biscoito Fino. Em 2007, Dirceu participou  do musical “Sweet Charity”, estrelado por Cláudia Raia.

(Fonte: http://musicosdobrasil.com.br)
Fernando Moraes
Fernando Moraes - Pianista consagrado, já trabalhou com grandes nomes do MPB e da musica instrumental, entre os quais Leny Andrade, Gonzaguinha, Robertinho Silva, Raul Mascarenhas, entre outros. Gravou com o saxofonista Idriss Boudrioua o CD Paris-Rio e com Mauro Senise Pressão Alta e Dançando nas Nuvens.

(Fonte: http://www.clubedejazz.com.br)

Comentários