TRANSIÇÃO

Mais uma semana se finda e cada vez mais nossos alunos têm se dedicado às aulas... Claro que sou um professor "coruja" e admiro o trabalho de cada aluno e/ou ex-aluno meu, mas o legal disso tudo é ver a transição. Gosto muito de ver um aluno chegando aqui nas aulas e não sabendo nem segurar o violão direito, e depois de um tempo o vejo em cima do palco tirando todas as notas existentes e as que ainda estão por vir no seu instrumento. Isso ninguém que está na platéia do meu lado pode curtir comigo, pois só eu vi a "transição". Só eu vi quando ele não conseguia fazer uma pestana e pensava em parar por causa disso, só eu vi quando ele queria montar uma banda e achava que nunca ia rolar essa oportunidade... Enfim, fico debaixo do palco babando como um pai coruja e certo de que o mérito da qualidade do trabalho dele se deve, entre outros fatores, a dedicação dele e não a mim, eu sou só o que dá a direção, aquele que diz qual o caminho a seguir, musicalmente falando. Sou o encorajador de talentos... pro cara não parar no meio do caminho!

Bem, esta semana filmei alguns alunos que estão neste primeiro processo. A Mayara Nascimento está com aproximadamente 6 meses de aulas, faz aulas às Quartas 11:00. Ela como todo aluno que está começando ainda apanha das pestanas, normal, por isso passei uma música que pudesse facilitar os acordes. Temos falado muito sobre canto aqui também, e embora não dê aulas de canto, nós temos muito material didático e por eu já ter feito aulas com Célia Junker em Teresópolis (RJ) e também com Rogério Toledo de Vassouras (RJ), acabo dando dicas pros alunos sobre respiração, afinação, etc... O legal é que quem toca um pouco de violão sabe que não é nada fácil tocar e cantar, mas a Mayara aceitou o desafio e mandou ver. A Mayara Nascimento tocou e cantou a música "Amar Não é Pecado" de Luan Santana:



Outra que também aceitou o desafio foi Simone Melo, aluna de Terça 11:00 e também tocou e cantou a música "Amar Não é Pecado" de Luan Santana. Simone tem 11 meses de aula, mas ainda não tinhamos filmado ela tocando, e é claro que quando falamos: "Gravando!!", não podemos ignorar que passa muita coisa pela nossa cabeça nesta hora. Pensamos se estamos bem com nossa imagem frente à filmadora, temos certeza de que aquilo ficará registrado e pessoas que tocam mais do que nós assistirão, somos nossos maiores críticos e em tempos de internet, o vídeo pode ao cair na rede ser assistido por qualquer pessoa e certamente teremos pessoas que darão sua opinião de forma favorável ou não, e tem mais, muitos se aproveitam do anonimato para dar a sua opinião e "descer a lenha".
Então entenda que quando filmamos um aluno estamos dando a ele várias oportunidades de crescimento, não é como subir num palco, mas o nervosismo passa perto, eles tem que vencer esses obstáculos antes mesmo de começar a filmar, muitos começam a rir quando começamos a gravar, de tanto nervosismo, eles têm que passar por cima do nervosismo, das opniões contrárias, têm que aprender a lidar com os elogios, que às vezes acaba sendo pior do que a crítica, e por aí vai... Por isso uns levam mais tempo pra permitir que se filme do que outro, cada aluno tem seu tempo... Mas chega de papo e veja o vídeo da Simone Melo:



Vou parar por aqui por hora! No momento resolvi falar de duas meninas desta semana, depois falarei dos garotos... Abraços e bends!

Comentários

Unknown disse…
pow fikou muito bom !!!!
Anônimo disse…
Esses são os valores que temos que abraçar, polir e fazê-los se polirem. Assim, mudamos um pouquinho o mundo para melhor. Giovanni Nogueira disse.
Anônimo disse…
po quando começei nem 1 acorde saia! kkkkk hoje em dia vejo que é mais simples que eu imagina, só questão de treino! ;) / Rafael Almeida