A MÚSICA DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO POR THIAGO DRUMOND

Thiago Drumond nos Lençois Maranhenses

Fala meus amigos e queridas amigas das aulas de violão e guitarra do Pinheiro e Igor Almeida, e demais leitores, é com imenso prazer, que eu, daqui do outro lado do mundo, de São Luís do Maranhão, falarei um pouco da minha experiência musical por aqui.
Aqui a cultura é um pouco diferente do que estamos acostumados em nossa querida Valença. O tipo de música que rola muito por aqui é mais o forró e o reggae, porém existem muitos lugares onde rolam uns shows bem bacanas de bandas locais e famosas, beeem famosas. Este ano pra terem idéia, já teve show do Scorpions, Creedence e ABBA, e já está quase confirmado para 2012, um belo show da banda Iron Maiden.
Artistas brasileiros também tocam muito por aqui, tive o prazer de ir ao show dos Raimundos, mas não foram só eles que fiquei sabendo que passaram por aqui, ouvi falar também de Oficina G3, Jota Quest, e outros mais, que sempre estão tocando por aqui.
Uma coisa bem legal que tenho visto por aqui, é a diversidade de estilos da galera do rock n’ roll, que se misturam do Hard Rock, Hard Core ao Glam, que é um estilo interessante que vi quando cheguei por aqui. Muitas mulheres lindas nessas galeras, o que me deixou mais interessado pelas cenas de rock n’ roll daqui (claro, não sou bobo nem nada né? Rsrsrs).
Outra coisa bem legal por aqui que descobri esses dias, foi um curso realizado na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), chamado “Curso da História Social do Rock”, que é aberto para os acadêmicos de outros cursos, e para a comunidade em geral, músicos e apreciadores de um bom rock n’ roll, falando sobre as grandes épocas do rock n’ roll desde os anos 70 até hoje, com shows, documentários e muito material bem bacana, tendo até um show de encerramento deste curso esse ano, que contou com várias bandas se apresentando em uma praça bem conhecida na cidade, entre elas, destaco a banda Lothus, hard rock dos bons, animação entre os integrantes, ótima presença de palco, e uma contagiante alegria em estar tocando um rock muito bom.
Andei procurando por aqui algumas lojas de instrumentos musicais, já que estou refazendo meu pequeno cantinho da música em minha casa, e não pude encontrar muitas coisas boas. Encontrei muitas lojas. Existe uma rua aqui, que é praticamente de lojas desse tipo, instrumentos musicais, eletrônicas e sons em geral, mas não vi nada comparado com a Casa da Música de Volta Redonda, o que me decepcionou um pouco, por pensar que em uma capital, existiria algo de bom, mas não foi bem assim, as lojas são boas sim, porém vendem muitas coisas parecidas, equipamentos quase todos das mesmas marcas, Tagima, Menphis, Dolphin, Phoenix, Giannini, Fhran, Wattson, essas marcas, é raro ver por aqui marcas como Marshall, Fender, Epiphone, Gibson, entre outras. Esperava um pouco mais de qualidade, porém ainda não fui em todas as lojas, pode ser que a esperança seja realmente a última que morre né?
Bom galera, por enquanto vou ficando por aqui, contando um pouco da minha experiência aqui do outro lado do mundo, falando um pouco sobre o que acontece por aqui, dentro da música e do rock n’ roll.
Aproveito para agradecer o convite do Pinheiro e espero que possa escrever muito mais pra galera que está realmente interessada em saber como é a música em outros lugares do Brasil.

Escrito pelo guitarrista Thiago Drummond

Comentários

Anônimo disse…
Muuuuuuito bom Thiago!!!
Anônimo disse…
Giovanni Nogueira disse:

Legal confirmar sempre que o roque existe em qualquer lugar do Brasil. Mas uma Frahm e uma Giannini fazem estrago! Esse papo de Marshall, Fender... tá por fora. Quanto "pior" melhor a distorção. Pra mim é bom! Já viu um som de Tonante com um pedal de distorção? Coisa mais linda do mundo... é deixar a guitarra ligada do lado da cama e dormir.

zinemundounderground.blogspot.com
..............................
kkkkkkkkkkk Tonante!!??? Fala sério! Bem, tem um pedal de Overdrive aqui em casa, que um camarada nosso deixou pra vender, se quiser te passo o nome dele Giovane! O apelido dele é Gadernal!! Conhece? kkkkkkkkkk Quanto à tonante, se vc ainda não tiver uma pode deixar que eu mesmo me encarrego de achar quem tá vendendo! Rsrsrsr Muito obrigado pelos comentários, Giovanni e Nathália Tancredo (da próxima vez pôe o nome pra galera conhecer)