14 agosto, 2010

TWITTER, TWITCAM, WEBCASTER e outras doideras mais...

 
Mais uma vez a gente tá inventando moda aqui no blog. Dessa vez a idéia foi do meu sócio (aquele que divide as despesas) Igor Almeida. Todos vocês sabem que eu havia desistido do TWITTER e se não sabem leiam meu post: TÔ FORA DO TWITTER. Mas o Igor chegou essa semana aqui com uma idéia nova, e de tão louca é genial.


A gente conversava sobre esse lance de TWITCAM, e de mulherada fazendo besteira na frente da WEBCAM e começamos a falar sobre o bom uso da TWITCAM. Não foi difícil achar muitos meios de utilizar a WEBCAM para coisas legais. Como nosso caso é dar aulas de violão, guitarra e baixo, e como eu já tenho dado aulas pra alunos ONLINE há um tempinho, com alunos em Volta Redonda, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, já deu pra perceber que essa ferramenta pode muito.

Bem, a idéia do Igor era fazer umas entrevistas com algumas bandas e músicos aqui da região, só que AO VIVO. Nós aqui já fazíamos e continuaremos a fazer, entrevistas com músicos amigos nossos, mas essas entrevistas só rolam no CHAT dos ALUNOS no MSN, que é fechado apenas pros alunos e ex-alunos, o que impede grande parte da galera de participar. Mesmo sendo a entrevista editada e postada depois aqui no BLOG, não é a mesma coisa. Além de que, no CHAT não rola o vídeo, e com o TWITCAM teríamos essa possibilidade.

Perguntei pro Igor, ainda relutando com minha volta ao TWITTER (odeio voltar atrás), porque o TWITCAM é como um GADGET do TWITTER, então era necessário eu voltar pro TWITTER pra usar o TWITCAM. Então questionei que isso daria muito trabalho, como ia ficar pedindo TWITTER dos alunos pra depois passar link do TWITCAM pra eles? O Igor riu e disse: Cara, eles não precisam ter conta no TWITTER, a menos que queiram conversar contigo no Chat do TWITCAM. Ou seja, só eu que estarei transmitindo AO VIVO pelo TWITCAM preciso ter conta no TWITTER, depois eu mando o link pra eles e eles assistem. Assim como um YOUTUBE da vida. E aí eu ri de mim mesmo. Santa ignorância!

Aí, pra um bem maior, resolvi reativar minha conta no TWITTER. Fiz minha conta no TWITCAM e já estou transmitindo umas coisinhas pros alunos. Ainda estou indo de forma modesta, porque estou conhecendo a ferramenta, então o que eu faço é que quando falta algum aluno aqui nas aulas e eu acabo tendo um horário vago por força das circunstâncias, eu entro no TWITCAM, vejo quem dos meus contatos está ON no MSN e mando um link pra eles avisando que se estiverem de bobeira no MSN e puderem assistir a transmissão seria uma honra.

Bem, alguns alunos já assistiram e estão me ajudando a configurar o aúdio e o vídeo da transmissão, que às vezes trava, às vezes não entra, às vezes o áudio fica bom e o vídeo nada, etc. Eu escolho umas músicas, pego meu violão começo a tocar pra galera, música AO VIVO ONLINE, rsrsrs. Eles vão me dando o feedback de como está a transmissão. Ainda não tive coragem de fazer uma entrevista com ninguém, espera eu melhorar nesse troço. Mas não vai demorar muito e isso já vai estar acontecendo. Já consegui colocar isso permanentemente no BLOG, então nem preciso mais ficar mandando links pra galera, é só acessar o BLOG que tá lá, no topo. Agora vou começar a escolher um horário fixo, tipo, todo sábado apartir das 16:00h uma hora de transmissão, seja MÚSICA AO VIVO, ENTREVISTA, BATE-PAPO, etc... Aí a galera se acostuma com o horário e entra sempre que quiser no mesmo horário. Mas isso é só mais uma idéia, ainda preciso do Igor pra ver o que me diz. E vocês? O que acham disto tudo?


P.S.: Obrigado aos alunos que estão me ajudando nesta nova idéia:
Igor Almeida, Miriã Boaretto, Nathália Tancredo,
Samuel Jr., Luciana Ochsendorf,
Loruana Motta, Daniel Barbosa, Leo Vinícius.
Postar um comentário