"SEMANA DIFÍCIL" - Música dos Alunos de QUINTA



Nossas aulas são pra todas as idades e também trabalhamos vários estilos musicais. São dinâmicas porque não gostamos da coisa "engessada" e só sabe disso quem já fez aulas de algum instrumento e teve que ficar contando as horas pra aula acabar, de tão chata que era. Aula de guitarra é antes de mais nada pra ser prazeirosa. Alguém aqui já viu o filme "Escola do Rock"?
Pois é, ali está uma boa dica de como as crianças se divertiam fazendo música. Bem, longe de mim qualquer comparação aqui, citei o filme como exemplo apenas, mas resolvi filmar um trecho de uma aula de uns alunos meus de quinta-feira: MATHEUS COSTA com uma Guitarra Gianninni GI-300 creme fazendo a harmonia da música, JOÃO PEDRO FARANI tocando um contrabaixo BX-12 de 4 cordas da Condor e JOÃO PEDRO BASTOS tocando uma guitarra GJA - 250X da Groovin. A primeira coisa que combinados nesta aula foi dividir funções. Quem ia fazer o quê. Na verdade o João Bastos sempre foi muito bom em solo, e se destaca nesta área, portanto nada mais natural que fosse ele o responsável pelo solo da música. Ah, devo dizer que isso foi decidido em grupo. Na verdade eu nem opiniei, falei que era a banda deles e que eu estava ali só de apoio, mas que as idéias iam ter que partir deles. Então eles decidiram que João Pedro Bastos faria o solo da canção. Já o Matheus, por conta disso ficou com a base, então o João Farani resolveu atacar no baixo, e antes mesmo de escolhermos um tema pra começarmos a fazer a letra da música ele já tinha sido escolhido pelos outros dois para cantar a música, por ser, segundo a opinião deles o mais afinado. Mas isso não teve como convencer ele a fazer, e como alguém tinha que cantar eu fiquei com a tarefa.

 Bem, então partimos para a escolha do tema. Eu falei com eles que podíamos falar sobre qualquer assunto, mas era melhor falarmos de um assunto que conhecíamos bem e que as pessoas perceberiam isso na letra, se o que estavamos falando era nossa verdade ou não, ou seja, não adiantava a gente resolver fazer uma letra falando de surf se nenhum de nós éramos surfistas. Então o tema escolhido por eles, depois de algum debate, passava por dois assuntos: "Futebol" e "Escola". E na composição da letra descobrimos mais um talento no Matheus. Ele é muito bom com isso. Pensa rápido, tem rima pra tudo e a galera riu muito na aula com as rimas loucas dele.


Bem, claro que aqui não está a música toda deles, filmei apenas um pedaço da aula pra que vocês tivessem idéia de como rola a aula dessa moçada. Mas muitas coisas nós aprendemos nesta aula. Vimos que cada um tem mais facilidade em fazer uma coisa, os talentos são diferentes e se completam. Que ninguém precisa ser bom em tudo, muito pelo contrário, tem que saber no que é bom e reconhecer as qualidades dos outros pra que no conjunto a música seja criada. Vimos que trabalhar em grupo não é nada fácil, temos que ter paciência com a dificuldade do outro e muitas vezes temos que "baixar nossa bola", quando somos nós que não estamos conseguindo fazer a nossa parte e os outros têm paciência conosco. Na verdade neste dia nós 4 aprendemos muito. Espero que você aprenda algo com esses feras também!!

Fotos:
1 - João Pedro Farani e João Pedro Bastos
2 - Matheus Costa

Comentários

Rosana Madjarof disse…
Pinheiro,

Muito legal o vídeo e as crianças tocando violão.

Umas gracinhas mesmo.

Adorei!

Bjs.

Rosana.
Obrigado Rosana! Realmente é demais dar aulas pra essa moçada! Eu me divirto muito!
Felipe Mesquita disse…
Grande Pinheiro!
Muito legal o video mesmo!
Promovendo a evolução cultural da garotada desde cedo!
Lembro até de qndo eu comecei a ter aulas de violão com vc e piano com a Lígia.
Abraço!