03 junho, 2010

Entrevista com LEO VINÍCIUS no CHAT DOS ALUNOS!!


PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Olá, Olá! Leo!

Leo Vinícius diz: Fala ae galera! Boa tarde!

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Vamos começar a entrevista de hoje, com meu ex-aluno Leo Vinícius!!  Novo ainda no CHAT mas com muita história pra contar pra galera...  Vamos lá Leo. Quais instrumentos toca e há quanto tempo?

Leo Vinícius diz: Violão e um pouco de cavaco. Violão há uns 9 ou 10 anos e cavaco há menos de um ano.

Igor Almeida diz: Você é compositor né Léo? Fale um pouco das suas composições... Alguém famoso (ou quase rs) já gravou alguma delas?


Leo Vinícius diz: Então. Tô nessa luta aí né mano! Mandando músicas direto pra alguns produtores de fora, na esperança de alguém gravar alguma. Mas aqui em Valença e em Barra já tiveram grupos que gravaram coisas minhas... rs

Igor Almeida diz: É? Quais?
Leo Vinícius diz: É mais na area de pagode... Grupo Segredo Maior, Mulekes do Samba, Grupo Desafio, Dignidade A+, Jefferson Marques (o baiano)...
 
Igor Almeida diz: Da hora! E você compõe apenas samba? Que tipo de música você anda ouvindo?

Leo Vinícius diz: Faço músicas de vários estilos. Reggae, samba, sertanejo, pop-rock... Até samba enredo já fiz pra uma escola de samba de Valença.

Igor Almeida diz: Nossa que da hora!!!

Leo Vinícius diz: Escuto muita MPB e BOSSA NOVA. Direto. Milton Nascimento, Vander Lee, João Gilberto, Guinga, João Bosco, Beto Guedes, Ivan Lins...

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Não queremos te pedir os contatos que tem fora daqui não, mas sabemos que é dificil conseguir começar sem pistolão. Você tem algum? Ou apresenta suas composições na marra mesmo?

Leo Vinícius diz: Tenho contatos que consegui pela insistência e alguns que parceiros meus de composições me passaram! Tenho o e-mail dos produtores do Belo e Sorriso Maroto e mando músicas diariamente pra eles, na esperança de entrar alguma.

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Legal

Igor Almeida diz: Leo, além de mandar músicas pra intérpretes, você guarda alguma coisa pra fazer um trabalho solo? Ou só tem a intensão de ser compositor?

Leo Vinícius diz: Minha dedicação no momento é só na parte de composições! Mas tenho projetos de montar uma banda de pop.

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Como você disse que conseguiu contatos através de parceiros musicais. Vemos muitos grupos ou músicos tentando se distânciar dos outros, tipo "Eu me viro sozinho". O que você acha disso?

Leo Vinícius diz: Acho complicado. Sozinho é muito dificil. Se não tiver parceria é fogo!

Igor Almeida diz: E os concursos? Anda entrando em muitos?

Leo Vinícius diz: Tô meio parado, mas se tiver do Balbina este ano irei entrar sim!!

Igor Almeida diz: E você tá tocando em barzinho? Quem trabalha contigo? Ou você tá cantando também?

Leo Vinícius diz: Eu toco com 2 amigos. Pablo e Fred, mas tô tocando com Leo Preto e Arnaldo Júnior direto também!

Igor Almeida diz: E como você avalia os barzinhos daqui de Valença? Tem valido a pena fazer? Ou é muito trabalho e pouco retorno?

Leo Vinícius diz: Muito trabalho e pouco retorno. São 4 horas sentado tocando com intervalo de 20 minutos.

Igor Almeida diz: Trabalho escravo então? rs

Leo Vinícius diz: Aqui somos desvalorizados! Fora de Valença, em Barra do Piraí por exemplo, pagam o dobro praticamente! Cidades vizinhas e a diferença é enorme!

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Falando em dinheiro Leo, que a galera aqui do CHAT é tudo "tocador de violão". Na época que eu tocava em barzinho rolava uns R$ 100,00 em alguns e no máximo caía pruns R$ 50,00 em lugares menores. Como tem rolado a grana agora?

Mário Sérgio diz: Mas continua essa faixa mesmo?

Leo Vinícius diz: Cara em Valença quando toco com um parceiro só da pra tirar uns R$ 75,00 ou R$ 100,00 pra cada em restaurantes e quando toca eu, Pablo e Fred é R$ 50,00 pra cada um. Em restaurantes. Em festas o valor é mais alto! Fora de Valença é uns R$ 300,00 a R$ 350,00! Que pagam!

Igor Almeida diz: Mais a passagem? Ou R$ 300,00 e só?

Leo Vinícius diz: Tem lugar que paga o combustivel sim!

Igor Almeida diz: Vocês tem tocado bastante fora?

Leo Vinícius diz: A gente tem tocado 2 vezes por semana!

Mário Sérgio diz: Mas geralmente é por sua conta?

Leo Vinícius diz: Varia muito! Hoje em Barra por exemplo, vou tocar! Eles pagam R$ 350,00, a gente tira uns R$ 20,00 da gasosa e o resto dividimos.

Igor Almeida diz: E nesse repertório, você tem posto músicas suas?

Leo Vinícius diz: 2 músicas: "Tô Na Sua" e "Tome Uma Decisão".

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Você já participou de vários festivais com músicas suas, já ganhou também, certo? Existem pessoas que vivem de festivais, só com a grana do prêmio! Com a quantidade de músicas que você tem, mais de 300, não seria uma boa não?

Leo Vinícius diz: Já ganhei alguns e perdi a maioria... rsrs... A maioria de minhas músicas não são pra festivais! Quando tem algum festival, 1 mês antes mais ou menos eu começo a compôr músicas com letras mais trabalhadas e harmonia também!

Igor Almeida diz: E a galera tem aceitado bem essas músicas? Bom é quando cantam junto né? Rsrs (digo, as que voces tocam nos bares)

Leo Vinícius diz: A galera curte sim! E quanto aos Festivais, até hoje não entrei com músicas que eu gostaria de ter entrado, mas esse ano me preparei melhor!

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Você também trabalha com aulas de violão! Acha esse mercado viável aqui pra Valença? O que faz uma pessoa ser boa instrutora de um instrumento no seu ponto de vista?

Leo Vinícius diz: Dou aula só para alguns amigos!! Acho que é um mercado legal! O povo valenciano é apaixonado por música, principalmente violão! Uma pessoa é boa instrutora quando ela sabe passar seu conhecimento de uma forma prática e fácil de aprender, com paciência e sabendo os limites de cada pessoa! Acho que é isso!


Igor Almeida diz: E Studio? Você tava com um Home Studio aí... Você acha esse mercado viável pra Valença?

Leo Vinícius diz: Tenho uma estrutura bem simples! Minha casa está em obras e meu pai vai fazer um cantinho pra mim, um estúdio! Estou juntando dinheiro para investir em aparelhagem mais profissional e
pretendo fazer cursos também!

Igor Almeida diz: Mas você acha que vale a pena ter um Studio de gravação e fazer trabalhos pra fora? Ou você tá fazendo pra uso próprio?

Leo Vinícius diz: Uso para as 2 coisas! Faço minhas gravações e faço gravações de Jingles pra lojas também!

Igor Almeida diz: Ah legal! Essa é uma área muito legal!! Tem alguma loja de Valença que tem seu Jingle?

Leo Vinícius diz: Já fiz pro Point do Sabor, Papel Riscado, Ponto Mix,  Clube dos Coroados... As músicas tocam diariamente na Rua dos Mineiros e se fiz esses jingles pras lojas tenho que agradecer ao meu parceiro Igor Almeida!

Igor Almeida diz: A mim? Rsrs Porque?

Leo Vinícius diz: Ele que me passou os programas de bateria! Lembra? rs

Igor Almeida diz: Ahahhaa! Verdade rs. Quero uma porcentagem aí! rsrsrs

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Mais uma prova de que a união dos músicos dá certo!!

Leo Vinícius diz: Isso ae

Maurício Nascimento diz: E você já chegou a gravar alguma demo de banda?

Leo Vinícius diz: No momento estou gravando um CD do Leo Preto com 10 faixas. Mas é coisa simples! Voz, violão e percussão. A gente tá fazendo junto!

Maurício Nascimento diz: Mas você tem um lugar com isolamento acústico e esses aparatos de estúdio mesmo?

Leo Vinícius diz: Tenho um porão onde uso pra fazer isso. O barulho é quase zero. Mas vou contruir uma estrutura melhor

Maurício Nascimento diz: E quais são as principais dificuldades que você encontra pra fazer gravação num Home Studio?

Leo Vinícius diz: Pro que eu faço não encontro muita dificuldade!!! Mas futuramente as coisas vão se complicar porque vou fazer coisas mais ousadas e tenho que estudar muito ainda!

Igor Almeida diz: Você pretende fazer que tipo de curso, pra área da música?

Leo Vinícius diz: Produção Fonográfica e muita Harmonia!

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: O que vc descreveria como a coisa mais legal que rola entre os músicos de Valença? E o que se tivesse condições você mudaria no meio musical em Valença?

Leo Vinícius diz: A amizade entre os músicos de Valença é legal!! Sou amigo de muitos! Se eu pudesse eu mudaria a Secretaria de Cultura e apoiava mais a música na cidade!

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Cite um nome que você admira no meio musical de Valença e porque?

Leo Vinícius diz: Um só? rs

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Não! Fique a vontade!

Leo Vinícius diz: Beleza! Pinheiro, Alex Correa, Douglas Lacerda, Leonardo Oliveira, Atiê Esteves, Vitor Gobbi, Fred Black, Guilherme Dutra... Essas pessoas me ensinaram muita coisa!!!! Se hoje estou conquistando meu espaço aos poucos é por causa deles!

Maurício Nascimento diz: Quando você vai compôr uma música você costuma sentar e tentar fazer com que venha alguma idéia ou as letras vem assim do nada? Como funciona esse processo de composição pra você?

Leo Vinícius diz: Faço primeiro a melodia, depois faço a letra com calma!

Maurício Nascimento diz: E você já faz pensando num tema? Ou vai escrevendo e depois tenta adaptar a algum tema que você ache melhor?

Leo Vinícius diz: Tem dia que sim e tem dia que vem na hora do nada!

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Hoje você estará tocando em Barra. Onde e como será a apresentação? Venda seu peixe! E quais projetos você tem pra este ano ainda?

Leo Vinícius diz: Hoje eu toco no restaurante Xalé Grill no Belvedere!!! Muita MPB pra galera lá!!! E esse ano tô focado diretamente nas composições, estou com várias parcerias de vários estados! Tô na luta ae! rs

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Pra encerrar Leo! Deixe um recado pra galera que está ON agora e pros que vão ler isso depois no BLOG. O que vc queria dizer pra quem está buscando tocar em barzinho, ver suas composições estourando no Brasil, etc

Leo Vinícius diz: Não desista dos seus sonhos! Trabalhe muito e procure se dedicar o máximo que puder! Estude bastante! A PERSEVERANÇA É A ALMA DO NEGÓCIO! COM CALMA A GENTE CHEGA LÁ! E pra vocês que são alunos do Pinheiro e do Igor Almeida! Colem neles! Suguem o máximo que puderem deles!!! Eles tem muito conhecimento!

PINHEIRO - AULAS DE VIOLÃO diz: Agradecemos a todos que estiveram ON no CHAT durante a entrevista:

1. Igor Almeida
2. Leo Vinícius
3. Lia Coutinho
4. Miriã Boaretto
5. Nathália Tancredo
6. Pinheiro
7. Felipe Erdelyi
8. Luciana Ochsendorf
9. Maurício Nascimento
10. Mário Sérgio
11. Samuel Jr

Obrigado! Igor e Maurício pelas perguntas inteligentes, como sempre! E Leo, agradecemos muito por suas respostas e pela paciência e prontidão em atender nosso convite! Tenha certeza que seu trabalho já é reconhecido por nós e em pouco tempo esperamos que seja reconhecido por todos. Só podemos te desejar sorte no meio musical e dizer que alunos como você é que nos fazem continuar querendo lecionar. Você é
mais um dos feras, dos nomes que citou acima, e conte conosco (Pinheiro e Igor Almeida) para o que precisar nesta vida musical!! Abraços e sucesso!!! Entrevista dada como encerrada!!!!!!!!

Leo Vinícius diz: Muito obrigado meu amigo!!!! Tamo juntoooooooooo...

Fotos:
1 - Leo Vinícius
2 - Leo Vinícius e Felipe Trindade num dos Festivais de Música
3 - Leo Vinícius e Pablo Chicarino, parceiro de Música ao Vivo
4 - Leo Vinícius há 9 anos atrás fazendo aulas de violão com Pinheiro (momento onde está Wooly?)
Postar um comentário