Quinta-feira!

Quinta-feira:

09:00 - Rita Barreto:

Pegamos a música: "Permanecer" do Nelson Bomilcar e Jorge Rehder. Uma MPB da melhor qualidade e embora tivesse uns acordes novos para a Rita até então como: E7(b5), E7(#5); eles não eram difíceis de serem executados. A cobrança da música era em cima dos dedilhados... Ela falou que à noite ia ver o Paulinho Lima tocar no Bacanas e nós contamos alguns "causos", da época que eu tocava com o Paulinho no "Trem das Cores" - Trio de MPB - Paulinho Lima (violão), Robinson Vandré (violão) e eu (baixo); também falei de quando eu e Paulinho fomos acompanhar a Jô Macedo num show no Vinícius Piano's Bar em Ipanema/RJ, no repertório tinha umas músicas da Rosinha de Valença, foi muito legal...


10:00 - Mário Sérgio:

Ele pegou a música: "A Saída", que tem o baixo bem trabalhado e em evidência. Falamos da função do baixista na banda (matéria do baixista Vlad, que escreve pro Gospelmusic Café). Falei que é preciso ter outras fontes de informação além de só ouvir a música para se entender um estilo, no caso o "Soul" e o "Funk". O PJ, baixista do Jota Quest, uma vez disse que aprendia muito assistindo à seriados como "Chips", "Hawaí 5.0", "Kojak"; sei que não é da época de vocês galera, he! he! he!, mas eu vou gravar alguns seriados para que os interessados possam conhecer. Tem um canal, o "TCM Classic Hollywood" (que a minha esposa odeia), mas que eu sempre me pego assistindo, que ainda passa esses seriados. Tem também: "Jeanny é Um Gênio", "A Feiticeira"... Falei de filmes como "The Temptations", esse é um pouquinho grande, umas 2h30m mais ou menos, de forma que tem que vir aqui pra casa pra ficar, vem com disposição! Tem também o "The Commitmmens - Loucos Pela Fama", do Alan Parker, que fala de uma banda de Soul... Enfim, tem de ir a luta!

11:00 - Marcos Paulo:

Passei a música: "É de Deus" do Brother Simion. Não há muito o que falar dela, é uma música fácil, típica de se passar pra quem está começando e para quem precisa pegar firmeza na mudança de acordes e na nomenclatura das cifras. É isso!

14:00 - Dila:

Pegamos a música: "Adormecido na Luz" do Gerson Freire e Ricardo Robortella. Na verdade a música é de Keith Green que teve uma importância imensa para a música que ouvimos hoje em dia em nossas igrejas. Keith Green foi um dos expoentes de um movimento que renovou o louvor da igreja americana (Revista Voice Gospel). Egresso de movimentos hippies, que, desiludido com o "fim do sonho", se converte a Jesus Cristo, e alia sua nova fé com a irreverência e força musical tão característica dos "ripongas", quebrou assim, a característica dos louvores de igrejas que flutuavam entre hinários e música gospel, botando outros rítmos no meio. Seria aí, o início de louvores mais "pop", que hoje são a característica de boa parte da igreja em todo o mundo. Pois é, a Dila foi impactada pela letra da música também. Ela foi convidada para pregar numa igreja e em seu coração oscilava certeza e dúvida se era para ir ou não. Veja partes da letra:

"...Jesus se levantou dos mortos, levante-se de sua cama!";

ou

"...Se renda!Se entregue!Não resista ao chamado!Olhe a misériaOuça o Clamor,Porque não obedecer,Deus te chama, É você...Mas como Jonas você foge...Lhe ordenou a pregar...Mas só guardas pra você!". Enfim, precisa falar mais?

15:00 - Tarso Lima:

Faltou. Aliás tem chegado muito atrasado ultimamente. Vocês acreditam que ele chegou já na hora da aula do Renan só para me pagar a mensalidade e quando eu disse que ele estava faltando muito, ele veio com aquela perguntinha básica: "Quem eu?" Não Tarso, eu!

16:00 - Renan Narciso:

Passei a música: "É de Deus" do Brother Simion. Bem, praticamente a mesma coisa que o Marcos Paulo foi cobrado, afinal estão no mesmo nível. Deixe-me abrir um parênteses aqui, não pense que estou aqui pra facilitar pros alunos não (nem pra dificultar, estou para ensinar), o Marcos Paulo tem aproximadamente uns 12 anos e o Renan fez 10 anos no mês passado, mas ambos já estão indo bem em seus instrumentos, o Renan por exemplo já tem tocado, vez ou outra (até pegar confiança) nos cultos da Congregação da Igreja Metodista em Rio das Flores, vá lá conferir, e o Marcos que é da Varginha, só não toca lá porque não quer,condições já tem. Pronto, disse!

18:00 - Karen:

Ela faltou. Muitos congressos, muitos estudos (Medicina), muitas viagens, e muita música também... Faltou mas vai repôr a aula terça às 14:00. Até lá!

19:00 - Carlos:

Finalmente o grande Carlos Silva. Música passada: "Os 10 Leprosos" do Resgate. Assunto: Timbre (falamos sobre pedaleiras e seus sons, porque está querendo comprar uma); Arpejos (porque era o que a música pedia). Enfim: "Trabalhar em função da música, não o contrário".

Mais uma semana se findou! Até a próxima!

Comentários