18 abril, 2006

Filosofando!!!

Hoje foi dia de conversa. Não sei se porque ficou aquela chuvinha chata o dia inteiro, as pessoas tendem a se assossegar num canto e filosofar mais, não sei... Mas o fato é que: "É conversando que se entende!", e de conversar a gente entende. Falamos sobre os "porquês" de se ter aula de um instrumento qualquer, sobre o tempo que se leva pra aprender e sobre o tempo que nós gastamos dedicando à aprender. O preço que se paga por isso, algumas vezes em grana, outras em tempo e outras ainda em abrir mão de uma coisa ou de outra. Enfim... Fiz muitos amigos por conta da música, inimigos acho que nenhum. Dediquei muito do meu tempo à ela, se tivesse mais tempo, dedicaria mais. Hoje trago à memória as coisas que me alegram: Bons alunos, bons amigos, muitas lembranças boas, muita conversa, muita conversa, muita conversa...

14 abril, 2006

Muito Obrigado Pelos Comentários!

Aqui vai o meu muito obrigado à galera que entra no Blog (e agora na nossa comunidade no Orkut também) e que comenta os tópicos. Não existe outra maneira de eu saber se você está gostando ou não, o que mudar, o que acrescentar, etc; a não ser pelos comentários. Nessa primeira leva, vão os amigos do Blog depois eu falo dos da Comunidade no Orkut (Pinheiro - Aulas de Violão), ok? Vamos lá:

Quinta-feira!

Quinta-feira:

09:00 - Rita Barreto:

Pegamos a música: "Permanecer" do Nelson Bomilcar e Jorge Rehder. Uma MPB da melhor qualidade e embora tivesse uns acordes novos para a Rita até então como: E7(b5), E7(#5); eles não eram difíceis de serem executados. A cobrança da música era em cima dos dedilhados... Ela falou que à noite ia ver o Paulinho Lima tocar no Bacanas e nós contamos alguns "causos", da época que eu tocava com o Paulinho no "Trem das Cores" - Trio de MPB - Paulinho Lima (violão), Robinson Vandré (violão) e eu (baixo); também falei de quando eu e Paulinho fomos acompanhar a Jô Macedo num show no Vinícius Piano's Bar em Ipanema/RJ, no repertório tinha umas músicas da Rosinha de Valença, foi muito legal...

Quarta-feira!

Quarta-feira:

09:00 - Daniel Barbosa e Jéssica Cristina:

O assunto da aula deles era outro, mas a Jéssica me perguntou se podia tirar uma música pra ela, e então eu resolvi mudar a aula e mostrar como eu tiro uma música. Pegamos a música que ela queria: "Sou Feliz" do Mattos Nascimento, que já foi músico dos Paralamas do Sucesso, ele fazia arranjos, tocava trombone, na verdade ele já tocou também com Kid Abelha, Léo Jaime e Jorge Benjor. Enfim, começamos a trabalhar. Falamos sobre Tonalidade, (o Tom dela é G#), falamos sobre Campo Harmônico para achar os acordes da música, falamos sobre Capodastro, para facilitar na hora de tocar por causa da tonalidade; inclusive a Jéssica comprou um Capo que tinhamos para vender , pois achou realmente mais fácil de trabalhar e finalmente pedimos para que em casa eles tentassem por em prática o que vimos.

Terça-feira!

Terça-feira:

15:00 - Henrique:

O Henrique faz às 15:00 e o Rhuan às 16:00, mas nesta semana fizeram juntos, eu pedi para que o Rhuan viesse um horário antes, porque ele nunca tinha feito aula em grupo, e é necessário que um guitarrista saiba trabalhar com outras pessoas, vendo suas limitações, reconhecendo suas próprias dificuldades e tendo paciência para lidar com a dificuldade dos outros também. Eles pegaram a música: "De Uma Só Vez" do Rodox, antiga banda do Rodolfo Abrantes, antigo vocalista da antiga banda Raimundos, e por aí vai... Aliás ele está com um Cd novo muito bom - Santidade ao Senhor - Bem, a cobrança da aula ficou em cima dos "Power Chords" que aprendemos na semana passada. Eles se sairam bem!

Segunda-feira!

Olá guitarreiros de plantão! Vamos as bençãos de mais uma semana de aula e espero o comentário de vocês... Hoje é feriado, e feriado é sempre bem-vindo. No meu caso, prefiro que ele caia na quinta ou segunda, pois não dou aulas às sextas, então toda semana sexta é feriado, he he he! Mas tudo bem, sei que vocês também precisam de um dia de folga... mas veja bem, folga do trabalho, dos estudos... Mas não da MÚSICA!!! É isso mesmo, MÚSICA com todas as letras maiúsculas, afinal de contas ela merece!! (...em salas de bate-papo, letras maiúsculas significam que você está gritando, não é? Pois bem, pode ser isto também!)

08 abril, 2006

Oi Nóis Aqui Traveis!

Olá galera! Oi nois aí traveis! Mais uma semana abençoada! Claro, nós estudamos debaixo da graça de Deus! Segunda-feira:

E já na segunda-feira tivemos a Bruna Myrrha inaugurando as aulas da semana (14:00). Ela assistiu a vídeo-aula da Vera Figueiredo (Baterista); pra quem não sabe a Bruna toca caixa na fanfarra (só me perdoe Bruna eu não sei em qual!!!); na vídeo-aula a Vera falava sobre tipos de pratos, caixa e outras peças da bateria; também xeroquei pra ela uma matéria sobre técnica de caixa, que retiramos da edição nº 03 da revista ON&OFF. É isso aí, aqui rola de tudo nas aulas.

02 abril, 2006

Tem Novidade Aí!

Galera, cheguei!

Essa semana termina com novidades: Estamos no Orkut! Tá certo, eu demorei para chegar nele. É que achei que por ser necessário ser convidado para entrar, não seria vantajoso ter orkut, porque queria que todos pudessem ter acesso. Vejo que me enganei, nesta semana recebi um convite do meu amigo e ex-aluno Fabianinho, e resolvi entrar pra ver. Bem, gostei do que vi, achei ex-alunos que não via há algum tempo, músicos amigos que estão vivendo em outros ares, foi legal... Conclusão: Gostei tanto que resolvi montar uma comunidade. O nome era pra ser: "Eu Tive Aulas de Violão com o Pinheiro!", mas o nome é grande demais e não deu para colocá-lo, então coloquei: "Pinheiro - Aulas de Violão".