Intervalos

Olá pra todos. Feliz 2006. Como começaram o ano?

Aqui as aulas não pararam e nesta segunda eu aproveitei para preparar uma aula legal para os alunos. O assunto é intervalo.

Estava assistindo a uma vídeo-aula do Wesley Caesar cujo tema é "Acordes" e pretendo passá-la para alguns alunos, mas acho que isto vai ser lá para fevereiro e para alguns talvez em março, porque antes de falar de acorde é preciso entender bem sobre intervalos; entaõ dei uma compilada nuns livros bons sobre o assunto: o Curso TOQUE de Ralph Denyer - Curso Completo de Violão e Guitarra - nas páginas 226 e 227 tratam do assunto. Gosto deste livro porque o autor é bem detalhista, às vezes chega a complicar de tão esmiuçado que ficam alguns assuntos, mas o cara é bom.

Outro livro de cabeceira para o assunto é o Harmonia e Improvisação do Almir Chediak, o grande; que no Volume I do livro também trata do assunto com propriedade. Ele fala da classificação dos intervalos; Intervalo maior, menor, aumentado, diminuto, justo; ascendente e descendente, melódico e harmônico, simples e composto, natural e invertido e sobre intervalos enarmônicos; mostra os intervalos no braço da guitarra e violão, etc. Este material você encontra nas páginas 67 à 70; e da 135 à 140. Depois disto vem uns exercícios práticos, mas no caso de meus alunos ele farão é uma provinha no final do mês de janeiro para ver se sacaram bem o assunto.


É isso aí, começamos o ano e o assunto é INTERVALO. Bom estudo à todos!!!

Comentários